REVOLUÇÃO RUSSA
Ocorreu em 1917, foi uma série de eventos políticos na Rússia após a eliminação da autocracia russa, e depois do governo provisório (Duma) que resultou o estabelecimento do poder soviético. Sob controle do partido bolchevique, como resultado desse processo foi a criação da URSS que durou até 1991.
A RÚSSIA CZARISTA
          Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau ll, Czar governava a Rússia de forma absoluta onde todo o poder era concentrado em suas mãos sem espaço para a democracia, até mesmo os trabalhadores urbanos viviam descontentes com o governo de Czar.
         No ano de 1905 Nicolau ll manda seu exército fuzilar manifestantes que estavam insatisfeitos com a situação em que viviam, esse dia ficou conhecido como domingo sangrento, foi quando os bolchevique começaram a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia. Sob o comando de Lênin estavam a organização de trabalhadores russos (soviete).
        O governo provisório iniciou diversas forma liberalizantes começando com a abolição da corporação policial substituindo por uma milícia popular, mas Lênin formou os sovietes em Petrogrado e em outras cidades querendo assim formar o que chamaria de “poder duplo”.
       Após a revolução de 1917 Lênin acreditava que a revolução russa provocaria rebeliões em outros países, Lênin declarou ao expor as teses de abril que os bolchevique não apoiariam o governo provisório onde com a união dos soldados que queriam por fim á primeira guerra mundial e iniciar a revolução proletária, essa ideia seria fortalecida com a propaganda de Leon Trotski.
        Em 16 de junho, foi criado comitê executivo central dos sovietes que organizou em Petrogrado uma manifestação como demonstração de força.

       O poder supremo na nova estrutura governamental ficou todo para o congresso dos sovietes de toda a Rússia. Em 15 de novembro, o soviete  estabeleceu o direito de autodeterminação dos povos da Rússia, os bancos foram nacionalizados e o controle da produção entregue ao trabalhadores. Esse novo governo pôs fim a participação da Rússia na primeira guerra através de um acordo de paz de Brest-Litovsk assinado em 3 de março de 1918, esse acordo provocou novas rebeliões internas que terminaram em 1920 quando o exército  vermelho derrotou o desorganizado exército branco anti bolchevique.